terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Marcelo Araxá e a dupla infernal ao lado de Delmo na conquista da Copa Norte



       Marcelo Araxá comemorando o segundo gol do São Raimundo na conquista do bi da Copa Norte. Foto: O Craque



Eles formaram a dupla de ataque de maior sucesso do período áureo do São Raimundo.
Começaram a atuar juntos no segundo semestre de 1999, quando levaram o clube ao terceiro lugar na Conmebol e ao vice Campeonato Brasileiro da Série C. No auge do entrosamento, no ano 2000, Delmo e Marcelo Araxá “tocavam o terror” nas defesas adversárias do Norte do país. E com um gol de cada um, o Tufão fez 2 a 0 no Maranhão Atlético Clube (MAC), na noite de 1º de março de 2000, e garantiu sua segunda taça de campeão da Copa Norte em um Vivaldão lotado.
Apesar de já terem pendurados as chuteiras, os heróis desta conquista não conseguiram se desligar do mundo do futebol. Marcelo Araxá, que jogou profissionalmente pela última vez em 2005, chegou a ser supervisor de esportes (uma espécie de Secretário Municipal) em sua cidade natal.
Após a “aventura” política, o ex-matador do Tufão virou dirigente. Atualmente ele é diretor de futebol do Araxá Esporte e também do Uberaba. Os momentos que o atacante viveu com a camisa azul e branca do time amazonense não saem de sua memória. “Os melhores momentos da minha vida profissional foram no São Raimundo. De todos os clubes em que eu joguei, minha melhor parceria foi com o Delmo.
Só em 2000 nós fizemos mais de 50 gols. Dá muita saudade”, lembrou Araxá, que só possui uma frustração quando o assunto é São Raimundo: não ter jogado no Tufão com o filho, o meia Marcelinho “Araxá”, 18.
“Se isso tivesse acontecido, seria bom demais”, declarou o eterno camisa 7 do Tufão.
O HOMEM GOL
Delmo e São Raimundo possuem uma relação quase umbilical. Último grande ídolo do futebol amazonense, o artilheiro só não perde uma de suas características mais marcantes: a simplicidade. Após disputar o 1º turno do Estadual 2010 com a
camisa do Tufão e marcar dois gols, Delmo resolveu parar. “Se voltasse a treinar hoje até dava pra jogar. Mas não tenho mais condições pra suportar isso”, contou.
Desde fevereiro deste ano, Delmo comanda cerca de 60 garotos nas escolinhas do São Raimundo, ao lado do ainda zagueiro Donizete. “Ensinamos os fundamentos básicos do futebol aqui. Já percebemos alguns destaques”, disse Delmo.
Uma campanha memorável
O São Raimundo chegou às finais da Copa Norte de 2000 após passar por Vasco-AC, Remo-PA, Genus-RO e River-PI. No primeiro jogo das finais, o Tufão foi derrotado pelo MAC em São Luiz por 3×2. Na noite da quarta-feira, 1º de março de 2000, 24.931 torcedores foram ao Vivaldão incentivar o time amazonense e viram um verdadeiro “banho de bola” dos amazonenses.
Aos 33 minutos, Delmo dominou de costas para o gol, na meia lua. O matador girou, bateu no canto direito do goleiro Marcelo e abriu o placar. Após perder um
“caminhão” de chances, o segundo gol viria aos 40 do 2º tempo, com Marcelo Araxá. Ele recebeu na área, quase na marca do pênalti e guardou para o delírio da torcida, que fez o grito de bi-campeão ecoar no Vivaldão. A curiosidade é que nesta Copa Norte, o time foi dirigido interinamente por Paulo Galvão, pois Aderbal Lana,
estava suspenso. “Na série C, contra o Figueirense, eu xinguei o Jamir Garcez (árbitro). Ele pediu que eu repetisse. Eu não só fiz isso e como dei uma cabeçada nele, peguei 120 dias”, lembrou Aderbal Lana.
Marcelo Araxá EX-JOGADOR DO SÃO RAIMUNDO E ATUAL DIRETOR DE FUTEBOL DO ARAXÁ ESPORTE CLUBE E DO UBERABA SPORT CLUBE


1 Que recordações você tem das finais contra o MAC? E de Manaus?
Me lembro que fiz um gol no jogo de ida, mas nós perdemos. No Vivaldão nós jogamos demais. Eu perdi muitos gols, mas marquei quase no final da partida. Lembro que o zagueiro deles veio pedir minha camisa e comentou que eles haviam escapado uma goleada.
Tenho muita coisa guardada do tempo em que joguei em Manaus. Em um DVD, o governador
do Estado assistia o jogo e comenta que eu estava fazendo falta ao time. Sinto muita saudade.
2Mesmo tão distante você ainda acompanha notícias sobre o São Raimundo. Sabe como o clube está
atualmente?
Não sei como está a situação atual do clube, estrutura, quem são os jogadores. Soube da saída do Ivan (Guimarães). Sempre falo com ele. Vi que o Lana está no Sul América. O Aderbal é um cara que me ajudou muito não só na bola, mas na vida.
3 Como se sente sendo lembrado pela torcida quase 10 anos após sua passagem pelo Tufão?
Fico feliz demais. Os melhores momentos da minha vida profissional
FONTE: O CRAQUE (Por Adan Garantizado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário